.: SAMAE GASPAR | Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto :.

Home


         
Home > Serviços > Fossa e filtro
           
Voltar

A Lei Municipal nº 1155, de 1988, torna obrigatório que todas as residências que não estiverem ligadas à rede coletora de esgoto disponham de um sistema individualizado para tratamento de efluentes.  

O tratamento do esgoto doméstico é essencial, pois minimiza o impacto causado ao meio ambiente e corrobora para a proteção da saúde pública.

Modelo de sistema de Fossa e Filtro:


Clique na imagem para ampliá-la.

Orientações

1. Instale o sistema de Fossa séptica e Filtro anaeróbio de acordo com as especificações técnicas – dimensionamento e local apropriado – contidas nas NBRs 7229/93 e13969/97, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 
Importante! O tubo guia de saída de esgoto deve possuir no máximo 150mm de diâmetro. Este tubo deve ser colocado até o meio-fio para que Samae realize posteriormente a ligação na rede pública. É expressamente proibida a introdução, direta ou indireta, de águas pluviais nos ramais de esgotos sanitários.

2. Concluídas as instalações, entre em contato com o Samae para que o setor de fiscalização realize a vistoria no local do imóvel. No momento da vistoria, o sistema não pode estar aterrado e deve estar em conformidade com o projeto hidrossanitário aprovado.

3. Solicite a ligação de esgoto através do telefone 3332-1155, tendo em mãos os dados que constam na conta d’água.


Cuidados com a manutenção

Realize a limpeza do sistema de Fossa e Filtro preferencialmente 1 vez ao ano contratando uma empresa especializada. 

 
Ir ao topo