.: SAMAE GASPAR | Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto :.

Home


         
Home > Notícias
 
Notícias - Publicado em 21-05-2015
Samae capacita servidores
 

Samae capacita servidores

Entre os dias 11 e 14 de maio, servidores do Samae Gaspar fizeram um curso sobre inversores de freqüência realizado em Volta Redonda (RJ) pela empresa Serttec Serviços e Treinamentos Técnicos.

O diretor de serviços externos, Edson Lindomar Silva, o coordenador de esgotamento sanitário, Pedro Spardotto, e o operador de bomba, Alexandre Martins, receberam treinamento técnico e prático acerca dos diferentes tipos de inversores disponíveis no mercado e como manuseá-los.

Os inversores de freqüência são equipamentos eletrônicos capazes de variar a velocidade de giro de motores elétricos. No Samae esse sistema é encontrado nas bombas como as de captação, pressurização e boosters.

As bombas têm a função de melhorar o abastecimento de água em pontos mais altos e mais distantes, pois aumenta significativamente a pressão. Em Gaspar, atualmente, existem 14 bombas colocadas em locais estratégicos para que não falte água para a população.

Silva, que trabalha com a manutenção das bombas do Samae há 20 anos, acredita que a capacitação dos servidores é fundamental para melhorar cada vez mais os serviços prestados pela autarquia. “O aperfeiçoamento e atualização dos sistemas nos faz conhecer melhor o equipamento que possuímos, dessa forma conseguimos manuseá-lo de forma adequada”, diz o diretor.

Precisão nas análises da água

"Validação de Métodos e Incerteza de Medição". Este foi o tema do curso realizado pela gerente de Estação de Tratamento de Água e responsável técnica, Diane Rodrigues, e pela química, Gisela Machado. Ministrado por auditores do Inmetro, o aprimoramento ocorreu entre os 13 e 15 de abril no auditório da Associação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais (AMPE) de Blumenau.

No curso, promovido pela empresa LABB (Laboratório Beckhauser & Barros) especializada na prestação de serviços de monitoramento ambiental, as servidoras foram inteiradas sobre os métodos de verificação da precisão das análises para o atendimento da portaria nº 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que trata dos procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

O Samae realiza de hora em hora análises físico-químicas da água que passa por todas as Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Gaspar. Itens como cor, pH , cloro, flúor e turbidez são verificados para garantir que a água que chega aos usuários seja da mais alta qualidade.

 Créditos: Serttec

Ver mais notícias.
 
Ir ao topo