.: SAMAE GASPAR | Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto :.

Home


         
Home > Notícias
 
Notícias - Publicado em 17-03-2015
Região do Belchior recebe grande investimento do Samae
 

O Samae está finalizando a instalação dos equipamentos da Estação de Tratamento de Água (ETA V) compacta no bairro Belchior Alto. No total, a autarquia investiu R$ 900 mil nessa localidade, o que se tornou um de seus maiores investimentos.

O prazo para a conclusão da instalação é até o dia 28 deste mês, quando sua inauguração será realizada na rua Bonifácio Haendchen, nº 2780, no Belchior Central, com início às 18h.

A ETA V compacta otimizará alguns processos que hoje são executados manualmente, além de aumentar o volume de água tratada.  A produção atual de 14 l/s passará a ser de 20 l/s.

No reservatório, o Samae instalou um macromedidor, equipamento que possui dois sensores que mostram a quantidade de vazão de água. Por meio dele, é possível constatar quanta água está sendo consumida através de ligações e quantos litros são extraviados por outros meios, como vazamentos e ligações irregulares.

”O macromedidor tem se mostrado eficiente. Após a sua instalação obtivemos alguns parâmetros para controle de perdas de água tratada”, afirma o operador de ETA, Douglas Pasquali.

A nova estação foi construída no bairro Belchior em razão do alto índice de turbidez da água daquela região, agravado em períodos de chuva. Projetada para trabalhar com índices de turbidez elevada, o novo equipamento fará todos os processos de filtração de forma mais eficaz, suprindo a demanda local.

Para melhorar o abastecimento, principalmente nos pontos mais altos, ainda na região do Belchior, a autarquia finalizou a substituição de seis mil metros de rede. A antiga tubulação, das ruas Bonifacio Haendchen e Nova Biguaçu, que antes era de PVC 110 mm passou a ser de defofo 150 mm.

Sobre a ETA V
A ETA V foi construída e inaugurada em 1997. O prejuízo causado pelos deslizamentos de terra, em 2008, fez com que o Samae realizasse uma reforma na estação três anos depois. Atualmente, a água é captada no Ribeirão Belchior e atende os bairros Belchior Baixo, Belchior Central e Belchior Alto. Nesses locais, cerca de mil ligações recebem água tratada todos os dias.

 

 

Ver mais notícias.
 
Ir ao topo