.: SAMAE GASPAR | Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto :.

Home


         
Home > Notícias
 
Notícias - Publicado em 11-09-2013
Apresentações do Projeto Criação somam mais de 550 espectadores
 

As apresentações do Projeto Criação, promovidas pelo Samae com o objetivo de levar arte e educação ambiental por meio do teatro aos adolescentes das escolas de Gaspar, encerraram nesta terça-feira (03). 

O espetáculo, intitulado de "Aos Quinze", foi encenado pelo Grupo de Teatro Da Casa e discorreu sobre a sustentabilidade e a consciência ambiental. Durante doze sessões, mais de 550 espectadores, entre alunos do ensino municipal, servidores do Samae e alguns convidados, prestigiaram o espetáculo.

As apresentações aconteceram para os alunos das escolas Dolores Krauss, Ferandino Dagnoni, Luiz Franzói, Norma Mônica Sabel, Vitório Anacleto Cardoso e Zenaide Schmitt Costa. Todos os espetáculos foram realizados na Associação Atlética do Samae.

A Professora de Ciências da Escola de Educação Básica Norma Mônica Sabel, Mary Susan Rossetim, avaliou a peça como positiva. "O teatro conseguiu apresentar os conceitos da redução do lixo de forma divertida, além de demonstrar as formas de reutilizar objetos que poderiam ser facilmente descartados e as várias alternativas e destinos para o lixo. Levantou ainda a questão da sustentabilidade, da ação de gerações passadas e a responsabilidade da geração presente", destacou a professora.

A Gerente de Resíduos Sólidos do Samae, Fernanda Gelatti, também analisou os resultados do projeto e considera que "o retorno foi positivo, pois coordenadores e professores aprovaram o tema proposto para a peça e relataram que a linguagem utilizada atingiu realmente a fase da adolescência, conseguindo prender a atenção dos alunos enquanto educava e dava bons exemplos". Fernanda ainda comentou que o Projeto Criação terá continuidade nos próximos anos.   

O Projeto Criação iniciou suas atividades em 2011. Neste ano e em 2012 foi apresentada uma peça teatral direcionada ao público infantil, intitulada "Quem roubou a minha garrafinha", na qual eram abordadas informações sobre a separação correta dos resíduos e sua disposição final. 

Sinopse da peça "Aos Quinze"

 O espetáculo "Aos Quinze" é direcionado ao público adolescente e aborda questões ecológicas dentro deste universo, provocando a reflexão sobre consumo consciente e sustentabilidade.

Ao completar 15 anos, Rê decide fazer uma festa e convidar seus amigos para comemorar essa data tão especial. Junto com sua mãe e seus amigos, Bia e Beto, eles preparam a festa mais esperada do ano. Em meio a esse contexto de amores, paqueras e amizades adolescentes, eles descobrem que toda ação tem uma reação e que todos são responsáveis para manter o equilíbrio do planeta. Essa festa será marcada por surpresas e revelações importantes para uma adolescente em fase de descobertas sobre as pessoas e o mundo.

A peça é encenada pelos atores Karina Schramm, Natalia Curioletti, Paula Lana e Sidy Dietrich. Natalia Curioletti também é diretora do grupo de teatro.

Sobre o Grupo de Teatro Da Casa

O Grupo de Teatro Da Casa se formou em 2009, a partir do encontro de jovens estudantes de teatro da cidade de Gaspar, que tinham como intuito aprofundar os conhecimentos teatrais por meio da montagem de espetáculos voltados aos jovens da cidade e da região.

O grupo já participou de diversas Mostras de Teatro, do Festival Estudantil de Teatro de Gaspar, do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau e do Festival de Inverno de Gaspar.

Mais informações:
Gerente de Resíduos Sólidos do Samae, Fernanda Gelatti: 3332-1155

Ver mais notícias.
 
Ir ao topo